segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A queda do PSD e a vitória de um preso.

Penso que a maioria das pessoas não esperava tantas surpresas como nestas eleições autárquicas. Quem diria que o partido do táxi, quer dizer o CDS-PP, ganharia 5 câmaras e ainda regozijasse com a vitória de Rui Moreira na Câmara do Porto. Adoro quando os partidos que “nada” têm a ver com outras candidaturas se felicitam só porque têm um amigo, de um amigo, que sugeriu Rui Moreira para presidente da Câmara do Porto. Bem, mas isso faz o CDS-PP muito bem, aproveitando os louros dos outros para subir na vida política.

A segunda surpresa da noite, foi a desigualdade percentual entre PS e PSD. Não esperava uma diferença tão grande (PS – 36,5% | PSD – 26,5%), até penso que nem o secretário-geral do PS esperava que, mesmo perdendo alguns bastiões socialistas, podiam chegar a estes números. Gostei também da forma displicente como Pedro Passos Coelho falou aos Portugueses, mas sempre muito em linha com o “Estou-me lixando para as eleições”. É muito humano este rapaz.

A terceira surpresa: A queda do funchal para a esquerda. Foi o choque nacional, foi um anticiclone do camandro. O Jardimquistão acabava de levar 7 tiros no porta-aviões e, agora, prepara-se para ir ao fundo. É uma questão de ler os sinais. Claro que Alberto João Jardim veio logo dizer que a culpa é do PSD do continente. Adoro estas pessoas que nunca assumem as suas responsabilidades, mas até é compreensível para uma pessoa que teve que esconder as contas da Madeira do governo de José Sócrates. Mas que foi surpresa, foi.

Agora, e para acabar, pois o dia já vai longo, quero falar na Grande surpresa, na surpresa tão surpreendentemente surpreendente, que faria o pai natal passar despercebido caso aparecesse. Estou a falar na vitória de Paulo Vistas pelo concelho de Oeiras. Foi com pena minha – vivi 25 anos no concelho de Oeiras -, que vi o Sr. Paulo Vistas a enviar abraços para a prisão com saudade de Isaltino Morais.

De notar que Isaltino Morais está preso pelos crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais, num processo que se arrastava há perto de 10 anos mas, mesmo assim, ele foi a cabeça por detrás da campanha de Paulo Vistas e até o seu nome - Isaltino Morais - apareceu no púlpito no qual Paulo Vistas falou estridentemente sobre a sua vitória e no grande homem, corrupto, mas grande homem Isaltino Morais que até teve direito a rejúbilos em frente à sua nova residencial, a prisão.

Sempre ouvi dizer que a vida é muito irónica e não deixa de ser irónico o concorrente directo de Paulo Vistas ser o Sr. Francisco Moita Flores, um ex-PJ na área de investigação criminal. Só mesmo no Dartacão é que os bons ganham sempre. Perder as eleições para uma pessoa que é corrupta e está presa, é obra e é uma grande surpresa. O polícia perde para o ladrão.

- Moita Flores, esta foi pior que a tua sessão espírita na Televisão.


Aqui há gato!

Sem comentários:

Enviar um comentário