sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Conversas com uma Diva da Moda



Nós homens somos de uma limitação incrível e ontem, aquando observava de ouvidos bem abertos, as conversas entre mulheres cheguei à conclusão que jamais compreenderemos as inúmeras regras de indumentária que elas através dos tempos apreenderam. 

Parece que isso passa das mães para as filhas, de amigas para amigas e nós nem nos apercebemos que isto acontece. Parece que estou a vê-las, quando ainda Homo-Neandertal, colhendo bagas de várias cores aconselhando-se: “ Ai, vê lá se dás um corte no pipi, que as silvas embrulham-se todas aí em baixo, que nem o gato desata.”. À parte da minha pouco precisão antropológica, pois os gatos não se davam connosco nessa altura, penso que tudo começou na colheita de bagas de várias cores. As cores, esse marco incontornável de qualquer lápis para os olhos, ou batom, fazem parte dos seus primeiros genes. Já nós homens, que caçávamos e não olhávamos para nada, se não para o raio do Mamute, ficámos atrás no tempo.

Tempo que fez as mulheres elevarem o seu jogo. Enquanto os homens durante séculos usavam cabelo risco ao meio ou ao lado -Eu fui mais à frente, usei à tigela, vá-se lá saber por que razão a minha mãe me dava esse corte-, elas, de cabeleira farta criaram mais de mil penteados. E sabem como é, penteado novo, maquilhagem nova, talvez um vestidinho mais da moda, e entra-se num corrupio que acaba nuns sapatos que são tratados com o amor de um primeiro namorado.

Esta, já longa introdução, leva-me ao que me trouxe aqui. Fiquei de boca aberta quando oiço a regra dos 3Vs. Homens! Sabiam que existe a regra dos 3Vs que não é mais do que o fundamento do equilíbrio indumentário? As 3 verdades absolutas. Só senti o mesmo arrepio quando ouvi pela primeira vez na faculdade uma coisa parecida: Teorema Fundamental do Cálculo Integral. Bem, adiante. Eu que já pensava que era qualquer coisa como: Viver, Ver, Vencer ou Vasco, vais, voar, deparei-me com a magnífica trindade Pernas, Mamas e Costas.

Pois é, ao que consta por aí há linha ténue que separa uma mulher Sexy- Gorgeous e uma rameira de primeira-apanha que aceita vales de refeição como forma de pagamento. Sim, as mulheres metem logo as coisas nesses termos, só para enfatizarem a questão do equilíbrio e que, EU sou uma diva, ELA uma ranhosa. Até aqui são exageradas, mas não sei de onde isto vem. Ao longo da evolução das espécies o que me vêm à cabeça é: “Se morde, há uma grande probabilidade de ser feminino”.

A regra é de ouro, pelo que me constou, e diz dogmaticamente que uma mulher pode usar única e exclusivamente um realce aos seus atributos – Homens! Essa coisa de mulher com peito e coxa gostosa, é rameira, não se fiem! -, dois, ou três atributos realçados e já começará a ouvir comentários vulgares.

Pode levar um decote mais acentuado, sobressaindo um pouco mais o peito, mas nunca e também uma mini-saia, ou vestido que lhe mostre as costas. Leva-se uma mini-saia, nada de grandes decotes e muito menos costas ao léu. Finalmente, se as costas se veem, nada de mostrar a perna ou o vale dos infernos. Mini-saia e decote, só com meias opacas. Que brutalidade para acabar uma conversa!

Depois do nó cego no meu já atulhado cérebro, cunhei a ideia de que estamos noutro paralelo universal no que diz respeito às modas e a todo o dinamismo cosmopolita do século XXI. Juntar cabelo, maquilhagem, os 3V, os sapatos e a pose, deve ser um trabalho dos diabos.

Se as nossas ancestrais Neandertais soubessem o que para aí vinha, não tiravam o raio da silva e comiam uma amora. As mulheres são mesmo melhores e especiais.

2 comentários:

  1. Eu diria que o "processo de feminização" (no sentido estético),ainda vai no adro...Sinceramente não sei se isso é bom :(
    Sei,apenas,que sou contra qualquer tipo de fundamentalismo ou de obsessão!!!

    ResponderEliminar
  2. bem.. como só costumo realçar as pernas já que não costume usar grande decote nem costas ao leu, não sou rameira.. Mas não conhecia a regra, sou mesmo fora da sociedade..
    P.s. bem.. peço desculpa por vir aqui falar consigo sobre um comentário seu do shiuu sobre as mulheres feias vs mulheres bonitas.. Mas estou a dizer que nós pessoas jeitosas estamos a ser postas abaixo (se calhar por sermos uma minoria).. E já aprendi que se for ao juiz me irei ilibar por ser bonita, nem vai ser preciso sorrir nem nada, só apresentar a minha beldade :P e desculpa o desabafo, mas aquilo está a transcender-me como são capazes de achar que pessoas bonitas têm o mundo a seus pés sem se esforçarem

    ResponderEliminar